Melissa. Vidas de invertebrados
A Melissa é uma aranhiça curiosa e aventureira. Parte da planície alentejana para o mundo, mas regressa sempre ao canto mais fresco da casa onde cresceu. A teia da Melissa é o ponto de partida para histórias de amizade e amor de uma aranhiça da família Pholcidae, que nos leva em viagens e aventuras mundo fora em torno da fabulosa biodiversidade de invertebrados, cujos desenhos se inspiram em espécies reais.
O livro é enriquecido com apontamentos científicos sobre as diversas personagens e com um jogo de tabuleiro.
Conta-nos esta história Ágata Pereira, que se dedica aos pequenos leitores desde a sua primeira palavra, ensaiando voos através da magia da leitura. Lançou a sua teia de Odivelas para a Amadora onde é professora do 1.º Ciclo. Publicou o livro infantil Adelaide em 2016. Acredita que o importante é ter histórias para contar, já que são as histórias, alegres ou tristes, singulares ou plurais, que que nos levam onde queremos chegar.
A história é ilustrada por grão de pó, que cresceu em Oeiras e assentou numa mobília em Paço de Arcos. A sua avó conta que costumava copiar os desenhos animados frente à televisão, de língua de fora, coisa que a sua memória preferiu não gravar. Optou por estudar biologia, que a ajudou a começar a construir um caminho mesclado de arte e ciência… Ilustrou os livros A minha avó Felicidade, de Carlos Canhoto, em 2016, e mãe Terra, terra Mãe, de fátima éffe, em 2018.
Este livro inaugura a chancela editorial Germinário, criada para semear saberes e colher sonhos. O Germinário é um terreno fértil de ideias, ciência, conhecimento e afectos. Aqui se lançam sementes com raiz de literatura infantil e folhas de sonho para cultivar valores.