Alto! Ninguém pára este baile (novo livro da chancela Germinário)

Hoje é Dia Mundial do Pirilampo e a nossa prenda é anunciar a pré-venda do Baile de Luzes, um conto infantil dedicado a estes bichinhos que nos iluminam as noites de Verão.

A violência da Natureza, que queremos por força esquecer nos nossos quotidianos, é sentida também pelos pririlampos.

Nada que um bailarico não amenize, com a enorme ternura com que Ana Mafalda Alves e Manuel Mouta Faria nos contam esta nova história com a chancela Germinário.

Texto: Ana Mafalda Alves
Nasceu no Porto, em 1975. Como tantas mães, despertou para a magia dos livros infantis ao ler para as suas filhas.
O trabalho com os animais no Parque Biológico de Gaia (nos últimos vinte anos), a educação ambiental e a conservação da natureza são os temas que a inspiram. É autora das histórias Mauro e Emília: Os nossos cágados estão em perigo. Vamos ajudá-los! (2013, Águas e Parque Biológico de Gaia) e Eurico, o ouriço. Uma aventura no Centro de Recuperação (2020, Município de Vila Nova de Gaia).

Ilustração: Manuel Mouta Faria
Nasceu na cidade da Lenda do Galo e das Festas das Cruzes, em 1952. Já no Porto, o nascimento da irmã mais nova, em 1965, permitiu-lhe observar a beleza das fantasias infantis e o mundo ilimitado da imaginação. O upgrade desta lição aconteceria mais tarde, em 1985, com a chegada da sua filha.
O prazer dos lápis e das tintas surgiu ainda antes da formação académica e rapidamente se associou à causa do ambiente e da natureza, área em que realizou alguns trabalhos científicos e técnicos, nomeadamente sobre o comportamento animal.
Escreveu e desenhou alguns livros infanto-juvenis: Histórias Naturais (1984, Edições Afrontamento), A História de Dona Lavandisca Alvéola (2001, Parque Biológico de Gaia), Galvino e Galvão, a Galinha-de-água e o Galeirão (2008, idem), A Família do Senhor Lapão (2021, FAPAS). Ilustrou também outros trabalhos de diferentes autores.

Pré-adquirir